Na maioria das vezes, quando alguém nos pergunta – o que fazes? – é uma forma de estabelecer uma conversa informal, de ocasião e mostrar uma simpatia momentânea tentando estabelecer um canal de comunicação.
Ainda assim temos de ter consciência que a resposta à mesma pode ser uma enorme oportunidade de gerar uma Lead.
Em ambientes de networking e/ou contextos profissionais e empresariais assume particular relevância a forma como damos essa resposta. Nunca sabemos quando vamos encontrar um potencial cliente, investidor ou empregador.
Provocar o interesse e a curiosidade sobre os nossos produtos ou serviços, ou mesmo sobre nós ou a nossa empresa, em apenas 60” de atenção, é uma técnica que se inscreve no Elevator Pitch.
O Elevator Pitch é uma técnica de estruturação de um discurso conciso, que de forma simples e rápida define/descreve um processo, produto, serviço, organização, pessoa ou evento e a sua proposta de valor.
Através desta técnica podem-se gerar verdadeiras oportunidades únicas de negócio.
Como se estrutura um pitch?
1º – tem de despertar a curiosidade
2º – tem de identificar uma necessidade
3º – tem de falar da solução
4º – tem de enumerar os benefícios
Desta forma transmitimos exactamente que tipo de referência procuramos. Se o nosso interlocutor se identificar com essa necessidade, ou souber de quem a tenha, começará a descrever a situação.
E aí está a nossa oportunidade.
Importante não esquecer que acima de tudo temos de ser verdadeiros naquilo que transmitimos no nosso pitch. Qualquer indício de manipulação e falta de autenticidade deitará tudo a perder.
Por último, a naturalidade no discurso é fundamental. Ensaiar e praticar vezes sem conta. Não fazer do pitch um processo de venda puro e duro mas antes uma conversa de conteúdo.